Project Description

APRESENTAÇÃO DO CURSO DA FORD SISTEMA FLEX

Este material foi elaborado para fornecer informações técnicas sobre o funcionamento dos veículos FLEX, da FORD a partir de 2004.

O sistema de injeção eletrônica, usado nos motores 1.6 8V FLEX de 2004, da FORD, é fabricado pela MAGNET MARELLI e denominado como IAW 4AFR e com os passar dos anos foram utilizadas várias denominações para o sistema e a BOSCH também passou a fabricar sistema de injeção eletrônica para a FORD.

Os primeiros sistemas usavam corpo de borboleta com cabo de acelerador e com o passar do tempo foi incorporado acelerador eletrônico.

A injeção eletrônica passou a fazer parte da REDE CAN, desta forma muitos componentes ou informações são compartilhados em rede com outras centrais.

Com o objetivo de atingir uma melhor precisão da mistura ar/combustível, a central eletrônica dos motores FLEX da FORD, passou a utilizar medidor de nível do combustível como informação, para iniciar o cálculo da quantidade de álcool em relação à gasolina no interior do tanque, e também passou a adotar válvula termostática eletrônica.

A central MAGNET MARELLI utiliza um micro processador denominado SFS para a estratégia de autoaprendizagem de relação ar/combustível e proporção de álcool e gasolina no interior do tanque de combustível.

O programa SFS só é ativado nas seguintes situações:

► Se o veículo for abastecido com mais de 4 litros de combustível.

► Se o veículo consumir mais de 20 litros desde o último aprendizado.

► Se o sistema de injeção sair de um programa de emergência.

► Se o veículo percorrer mais de 100 km desde o último aprendizado.

► De forma imposta, pelo aparelho de diagnóstico.

O sistema de partida a frio é acionado se estiver no interior do tanque uma proporção maior que 70% de álcool e a temperatura do motor estiver menor que 20˚C. Se for registrada uma falha na ECU, mesmo desligando a ECU ou a bateria, a luz de injeção não apaga e a falha continua registrada.