Project Description
APRESENTAÇÃO DO CURSO DE INJEÇÃO DIRETA DA CHEVROLET
Neste curso iremos abordar o sistema de injeção eletrônica presente nos veículos Chevrolet e para isso, usaremos uma Captiva para demonstrar como funciona e como testa cada componente.
Essa injeção eletrônica, possui uma bomba de combustível no tanque que envia o combustível para uma outra bomba de combustível montada no motor do veículo.
A bomba do tanque envia o combustível a uma pressão que pode variar de 3 a 7 bar e quando essa pressão que chega na bomba de alta pressão, a pressão é elevada para uma pressão que pode ser maior que 200 bar.
Essa pressão segue agora através de cano e vai para o common rail onde são montados os injetores.
Para que a pressão de baixa possa ser controlada, um módulo de controle montado no porta malas do veículo ajusta a pressão para um valor de 3 a 7 bar e para que o módulo da bomba possa ajustar de maneira correta, foi instalado no cano de baixa pressão , o sensor de pressão de combustível.
Da mesma forma na linha de alta pressão existe montado no common rail o sensor de alta pressão que como o próprio nome diz, informa a pressão de alta e o módulo principal a partir dessa informação controla através do regulador de pressão eletrônico montado na bomba de alta a pressão da linha de alta.
Como podem ver mudou bastante a construção da linha de combustível.
A tendência é que num futuro próximo, todos os veículos passem a ter injeção direta.
Hoje vem na Captiva, Omega, Malibu, Camaro, Jetta, Tiguan, Passat, Golf, Sorento, BMW, 2008, 4008, S10 flex, Up TSI, entre tantos outros, pois se consegue ganho de potência, melhora no consumo e menor emissão de poluentes.
Vamos então entender esse princípio de funcionamento assim como as outras características do veículo.
O funcionamento da sonda que passou a ser diferente, o funcionamento do sensor MAF passou a ser diferente, sensor de freio no lugar do interruptor de freio, comando variável, etc. procedimento para apagar a luz de injeção, procedimento para apagar a luz de troca de óleo, procedimento para sincronizar os sensores de pressão dos pneus, etc.
Portanto vamos conhecer localização, princípio de funcionamento, defeitos, características de cada componente, seguindo a sequência da apostila.
Não perca a oportunidade de fazer esse treinamento.